sábado, 2 de setembro de 2017

Liderança e Coaching A Diferença entre ser Chefe e Líder

Você acredita que, para comandar uma equipe, é necessário ser chefe dela?

Sinto lhe informar, mas há muita diferença entre ser chefe e líder.
É comum haver confusão entre os dois, às vezes, por falta de experiência ou até mesmo falta de tato. Mas é fato que um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder. Ficou confuso? Calma, eu vou explicar!

Confira as principais diferenças entre ser chefe e líder

Características de um chefe

Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros.
O chefe é temido, não respeitado. Seus funcionários, geralmente, não se sentem abertos a relatar problemas e, muito menos, a pedir conselhos, quando têm dúvidas.  Enxerga esses colaboradores como subordinados, que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo.
Ele nunca incentiva ou motiva, pois acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não acontece, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe, quando algo não dá certo, e se vangloria, quando um objetivo é alcançado.
O chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário.

Características de um líder

Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que deve seguir e, mais importante, vai junto.
Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários, e o respeito tem muito mais eficiência do que o temor. O líder busca, não só resultados, mas a melhor maneira para a equipe e ele conseguirem alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e, sim uma responsabilidade que deve ser dividida.
O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas.  Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe pelos erros e divide a glória pelos acertos.
Uma boa liderança pode trazer benefícios para a empresa, pois uma equipe bem conduzida e motivada se torna mais eficiente. Por isso, separei algumas dicas que irão ajuda-lo a se transformar em um verdadeiro líder.
Um chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário.

5 dicas para você ser um verdadeiro líder

Esqueça essa história de “não tenho perfil de liderança”. Todo mundo tem qualidades para liderar. Algumas pessoas já são líderes natas, outras precisam se aperfeiçoar. Confira alguns passos para melhorar suas habilidades de liderança.

Amplie seus conhecimentos

Ser líder é ajudar as pessoas a evoluírem, e, sem conhecimento, nada disso é possível. Por isso, um bom líder está sempre atualizado sobre tudo que acontece em seu mercado, busca novos conhecimentos, aperfeiçoar suas habilidades e da sua equipe.
Leia livros, estude, assista palestras, faça cursos. Estar em constante evolução será bom para você, para a empresa e para as pessoas que estão crescendo ao seu redor.

Seja cada vez melhor naquilo que faz

Se você quer ser um bom líder, a preparação contínua é muito importante. Identifique os pontos que precisa melhorar e faça mais, cada vez mais. Busque maneiras de se aperfeiçoar e trabalhar os pontos fracos e faça até ser melhor nisso.
Por exemplo, se o seu objetivo for ser um líder referência, pense nas estratégias que te faltam para isso, leia, estude e faça cada dia mais e melhor.

Pare de desperdiçar o seu tempo

O seu tempo vale ouro. Não gaste minutos ou horas fazendo tarefas de execução, delegue o que não for da sua função e use o seu tempo a favor do seu desenvolvimento e para entregar mais resultados.
Defina as suas prioridades, faça um planejamento, divida as responsabilidades e entregue aquilo que não for da sua função, dê autonomia aos seus colaboradores. Essa é uma ótima oportunidade para você trabalhar a confiança em seu time.

Faça o que ainda não fez

Sabe todas aquelas tarefas e projetos engavetados que você ainda não fez? Então, depois que organizar as suas tarefas, definir as prioridades e delegar as funções, terá tempo para executar tudo o que precisa para ser um líder melhor.
Caso você não tenha nenhum projeto, comece a pensar em um. O que você, como líder, pode fazer pelo seu time, para melhorar os resultados da organização.

Coloque seus planos em ação

Tire todos os seus planos do papel e coloque-os em ação. Não adianta nada planejar e não executar. Faça o que for preciso para atingir as suas metas e melhorar o engajamento do seu time.
Lembre-se de que um líder precisa de determinação e empenho. Por mais desafiador que pareça, se você fizer a lição de casa certinho, com os passos apresentados aqui, certamente você se tornará um líder melhor.
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fonte:https://www.sbcoaching.com.br/blog/tudo-sobre-coaching/como-anda-o-mercado-de-coaching/

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